Sustentabilidade é algo cada vez mais esperado de empresas, em vista dos eventos climáticas extremos cada vez mais frequentes, há uma preocupação global e nacional com o impacto ambiental do que consumimos.
1 – Demanda do consumidor
Pesquisas mostram que o consumidor brasileiro está mais atento às marcas e escolhe aquelas que investem em sustentabilidade, de acordo com a pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS):
95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Já uma pesquisa da OLX, feita em parceria com a MindMiners, em que 600 pessoas foram entrevistadas, aponta que:
88% dos entrevistados preferem consumir marcas sustentáveis;
49% deixaram de comprar de alguma marca por considerar que ela não apoia a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente o suficiente.

A tendência nacional de consumo é a de preferência pelos serviços ou produtos que possuirem o menor impacto negativo na natureza.
Portanto, ser sustentável, é acompanhar as preferências de consumo brasileiras.
2 – Demanda ESG
Outra fator importante que pesa na escolha de empresas que queiram mitigar o impacto ambiental de seu produto ou serviço, são as normas de ESG (Ambiental, Social e Governança), que auxiliam e avaliam empresas que tomam medidas de sustentabilidade.
Cumprir com as normas de ESG atrai novos investidores, porque mostra ao público geral não apenas a preocupação da instituição com o futuro mas também as ações tomadas.
Logo, fica claro que tornar a sua empresa mais sustentável é essencial caso se queira crescer e se estabilizar no mercado atual, seja por conta de consumidores, investidores ou stakeholders.
Mas como se tornar mais sustentável?

3 – Estratégia de sustentabilidade
Compensar as emissões seja do seu produto, serviço ou atividades é uma ótima opção como estratégia de sustentabilidade.
Compensar carbono é diminuir ou zerar as emissões de carbono necessárias para qualquer atividade da empresa.
Essa compensação pode ser feita de diversas maneiras, desde investimento em energia sustentável para zerar as emissões, até investimentos no mercado de carbono, comprando a compensação, através do BRC, por exemplo.
O mercado de carbono no Brasil, atualmente é voluntário, ou seja, quem compensa faz porque deseja, mas, tramita atualmente a Lei n° 182, de 2024, que quando aprovado irá regularizar o mercado no país.
4 – Estratégia de posicionamento
E o que a sua marca ganha com isso?
Ao compensar a emissão de carbono de um produto ou serviço, a marca se torna mais sustentável, o que agrega valor para o público, como aponta os dados divulgados no estudo ‘Tendências de Bens de Consumo para 2024’, conduzido pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, 37% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar valores maiores em produtos mais sustentáveis.
Ao escolher compensar de forma voluntária, a sua empresa se posiciona como uma marca que se preocupa com o seu impacto ambiental, mostrando para o público geral, que ações são feitas para diminuir ou até zerar as emissões de carbono de seu serviço ou produto.
Como mostram as outras pesquisas citadas, a preocupação com a sustentabilidade de um produto ou serviço é levado em consideração pela população brasileira, ser sustentável é se posicionar de maneira inteligente no mercado.
É um posicionamente inteligente, não somente com os consumidores, mas com os investidores também, que levam em consideração as normas ESG ao decidirem em quais empresas investir.
Compense com o BRC
Ao escolher compensar com o Bonus de Remoção de Crabono (BRC) a sua empresa, para além de se posicionar como uma marca sustentável, se mostra como um agente direto no incentivo a preservação ambiental.
Através do BRC produtores rurais são remunerados, pelo serviço ambiental de sequestro de carbono, prestado pelas áreas de mata nativa em suas propriedades.
Ou seja, quando a sua empresa adquire o BRC ela ajuda diretamente no incentivo econômico pela preservação ambiental em áreas rurais.
5 – Resultados tangíveis

A Sancor Seguros, uma seguradora multinacional adiquiriu em maio de 2023, 4000 teneladas de BRC para compensar as emissões de carbono de ações e iniciativas da empresa, de seus parceiros e segurados.
A Sancor Seguros teve um crescimento de 39% nas vendas no primeiro trimestre depois da compra do BRC.
As metrícas comprovam as pesquisas de que os consumidores brasileiros preferem empresas sustentáveis e aqueles que tomarem ações sob seus impactos ambientais experenciarão crescimentos e até melhora na imagem.
A compra do BRC também é motivada pelo entendimento da empresa de que é necessário investir hoje em ações de mitigação das emissões de carbono, por conta das mudanças climáticas, parafuturamente vermos os impactos positivos dessas ações.
Quer saber mais sobre esse acordo comercial e o que ela significa para a Jiantan, a Sancor e os produtores rurais que são remunerados?
Acesse: Vídeo da assinatura de venda e parceria entre Jiantan e Sancor – YouTube