Produtos compensados podem agregar valor para a sua marca ou produto. Mas, o que são produtos compensados?
Produtos ou serviços compensados são aqueles cuja emissão de carbono que foi necessária para fazê-los foi compensada pela empresa.
Essa compensação pode ser feita de diversas maneiras, desde investimento em energia sustentável para zerar as emissões, até investimentos no mercado de carbono comprando a compensação
Ao compensar a emissão de carbono de um produto ou serviço, a marca se torna mais sustentável, o que agrega valor para o público, pois segundo os dados divulgados no estudo ‘Tendências de Bens de Consumo para 2024’, conduzido pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, 37% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar valores maiores em produtos mais sustentáveis.
O estudo também revela que 50% dos consumidores brasileiros tem a sua decisão de compra influenciada pela preocupação com a sustentabilidade das embalagens.

A preferencia crescente dos brasileiros por produtos sustentáveis acompanha a tendência global, com a sociedade mundial cada vez mais aflita com as mudanças climáticas, marcas sustentáveis crescem mais.
A compensação interessa a todos os tipos de empresas, como mostram os exemplos dados, que evidenciam o crescimento do mercado de carbono de forma interna no Brasil e externa no Mundo.
A preocupação crescente com o futuro do planeta e com o impacto de nossas compras levam o consumidor a preferir produtos compensados, que diminuam a sua própria pegada de carbono e que venham de empresas cuja mentalidade frente as mudanças climáticas é a de se importar com o seu impacto ambiental e agir perante ele.
Comprar um produto sustentável é uma das maneiras em que podemos agir diretamente no meio ambiente, tanto que, é esperado, que mundialmente, em 2027, 49% dos consumidores irão ter preferências sustentáveis.
Portanto, ao compensar o seu produto ou serviço você se alinha com as expectativas globais de preferências de consumo, aderindo, junto aos seus clientes, ações que impactam no meio ambiente e na sociedade global.
Exemplos de marcas que compensaram o carbono de seus produtos:
- A marca de cosmésicos brasileira Natura, compensa desde 2007 100% do CO2 emitido por seus produtos, graças ao Programa Natura Carbono Neutro
- A Ambev, que tem como meta reduzir em 100% as emissões de carbono até 2040, investe para para transformar 100% das unidades operando em carbono neutro com energia renóvavel
- A Apple quer zerar as emissões de carbono da sua cadeia de fornecimento global até 2030, para isso, a empresa investe em energia renovável e no mercado de carbono
- A Sancor Seguros adquiriu 4.000 toneladas de BRC para compensar as emissões de carbono de ações e iniciativas da empresa, de seus parceiros e segurados.
- O Laboratórioalax adquiriu o BRC para compensar os seus serviços de análise de alimentos e água por um período de 06 meses.
A compensação interessa a todos os tipos de empresas, como mostram os exemplos dados, que evidenciam o crescimento do mercado de carbono de forma interna no Brasil e externa no Mundo.
O que você pode deixar mais sustentável na sua vida?