
Em 14 de novembro de 2024, foi aprovado pelo Senado Federal o PL 182/2024, que regula o mercado de carbono no Brasil, o que estabelece um marco legal fundamental para o cumprimento das metas climáticas nacionais e incentiva o crescimento da área no país.
Um dos principais objetivos do projeto é posicionar o país como um exemplo mundial no combate as mudanças climáticas de forma que também beneficie a população e atividades econômicas brasileiras.
O que o PL 182/2024 possibilitará?
- Empresas que emitem mais que 10 mil toneladas de carbono por ano deverão fazer monitoramento de suas emissões
- Empresas que emitem mais que 25 mil toneladas de carbono por ano terão cotas de emissão e deverão compensar o que exceder estas cotas.
Esse mercado será supervisionado por um órgão gestor responsável por monitorar relatórios, planos de redução de emissões e aplicar sanções quando necessário.
E quanto a urgência de ações em relação à crise climática?
O crescente interesse da sociedade neste assunto e o fortalecimento das políticas de ESG nas empresas de todos os tamanhos serão determinantes para que ações de redução e compensação de emissões de carbono não sejam uma necessidade legal ou um diferencial de mercado.
- Empresas bem-posicionadas no mercado terão essas ações como um denominador comum eem um curto espaço e muito provavelmente serão aquelas que sobreviverão ao passar dos anos.
Ao longo do tempo, não é a lei que determina a sobrevivência de empresas, produtos ou serviços, mas sim a sua sintonia com as necessidades de mercado determinadas por mudanças de hábitos de consumo.

Quando falamos sobre as diferenças entre as gerações
As diferentes gerações vivem momentos sociais diferentes e consomem produtos e serviços de maneira diferente. Uma rápida análise:
- Geração Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1963): quando entraram no mercado de trabalho um item presente em todas as casas de classe média até então, a enceradeira doméstica, deixou de ser um objeto de desejo e muito rapidamente saiu de mercado.
- Geração Milênios (nascidos entre 1981 e 1997): entrou no mercado de trabalho e se beneficiando do desenvolvimento e popularização da tecnologia da informação fez desaparecer da paisagem um tipo de serviço nascido e disseminado mundialmente em poucos anos, as vídeo locadoras.
O que aconteceu com as empresas que produziam enceradeiras?
Provavelmente, a maioria dos que estão lendo este texto jamais viram uma enceradeira doméstica em ação.
Elas passaram pela mesma experiência das empresas que produziam câmeras, filmes fotográficos e revelavam fotografias, tirados de cena quando a Geração X (nascidos entre 1964 e 1980) entrou no mercado de trabalho.
Foram vários os aspectos que contribuíram para que isto acontecesse com cada geração, não cabe aqui explicá-los assim como não coube ignorá-los ou acreditar que a rejeição à enceradeira, à câmera fotográfica ou às vídeo locadoras era um modismo e que novos designs, campanhas de marketing e treinamento de equipe de venda fariam com que estes itens permanecessem no mercado.
Pois, muito bem, a Geração Z (nascidos entre 1998 e 2009) está entrando no mercado de trabalho e, se entre os Milênios 8 de cada 10 acreditam que as mudanças climáticas são uma séria ameaça à sociedade e que algo precisa ser feito, entre a Geração Z este número é ainda maior.
Não foi nenhuma lei que tirou do mercado os produtos e serviços de que falamos aqui, foi o interesse dos consumidores e as empresas que apostarem contra o interesse dos consumidores em ações efetivas em relação às mudanças climáticas pode ter o mesmo destino da enceradeira, da câmera fotográfica e as vídeo locadoras.

Quais serão os valores da Geração Alpha (nascidos após 2010)? Quantas empresas hoje estão se preparando para atender o que querem Milênios, Z e Alpha?
Na Jiantan, estamos comprometidos em ajudar empresas a compensarem suas emissões de carbono, alinhando-se às necessidades do mercado e às expectativas das novas gerações.
Leia mais sobre as vatangens do mercado regulado de carbono aqui.